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Hugo Oliveira considera que Ribau Esteves se comporta como líder de facção no debate sobre PRR

Hugo Oliveira, Coordenador dos Deputados do PS/Aveiro e Vice-Presidente da Federação do PS/Aveiro, considera revelador que a única crítica que Ribau Esteves tem a fazer sobre a versão final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) seja sobre a ausência da ampliação do Hospital de Aveiro, meta que ele próprio havia considerado, há poucas semanas, difícil de alcançar.

O Deputado do PS considera que esta posição assumida pelo Presidente da Comunidade intermunicipal de Aveiro é reveladora de que o autarca apenas pretende fazer do PRR um instrumento de combate partidário, comportando-se como líder de facção. Ribau Esteves usou a não inclusão da ampliação do Hospital de Aveiro, hipótese que ele próprio havia considerado residual dado o estado ainda embrionário de elaboração do projeto – aquando da reunião que manteve sobre o assunto com a ministra da Coesão Territorial – como cortina de fumo para esconder as conquistas históricas que o PRR significa, dado que acelera a concretização de investimentos há muito ansiado pelas populações do distrito de Aveiro.

Hugo Oliveira garante que o PS se manterá empenhado em concretizar a inclusão da ampliação do Hospital de Aveiro no Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), meta com que julgava contar com a solidariedade do Presidente da CIRA, dado que naquela reunião com a Ministra da Coesão Territorial o havia defendido: que o financiamento do projeto do Hospital, “com a devida maturidade”, pode ser feito “no Portugal 2030”.

De referir que no PRR estão contemplados muitos investimentos já previstos no Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), mas o trabalho desenvolvido pelo Governo e, particularmente pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, permite ao distrito verificar a sua aceleração através da inclusão no PRR.

As prioridades apresentadas pelo PRR para o distrito de Aveiro garantem que um conjunto de investimentos ficam concluídos até 2026, entre eles: na área da rodovia, da melhoria das acessibilidades à Região do Tâmega e Sousa (IC35 Penafiel/Entre-os-Rios) e a Sever do Vouga (IC35 Sever do Vouga – IP5); concretiza o eixo rodoviário Aveiro-Águeda e a ligação do Nó de Águeda do IC2 à EN235 em Perrães para garantir o melhor acesso à A1 em Aveiro Sul; a ligação do Parque Empresarial do Casarão ao IC2. A estes, já previstos no PNI 2030, soma-se a ligação à Zona Industrial das Lavagueiras, em Castelo de Paiva.

No âmbito dos investimentos ferroviários, estão integrados no PRR uma nova linha Porto – Lisboa e a nova Linha Aveiro – Mangualde de ligação ao Corredor Internacional Norte, que se perspetiva determinante para a capacidade económica da região.

2/22/2021
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