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Linha do Vale do Vouga é exemplo do reforço do investimento na ferrovia e prioridade na próxima legislatura

No passado domingo o líder do PS António Costa iniciou a campanha eleitoral e comemorou o Dia Europeu sem Carros com uma viagem no Vouguinha entre Oliveira de Azeméis e Espinho, acompanhado por Pedro Nuno Santos, cabeça da lista pelo distrito de Aveiro nas próximas eleições legislativas.

Desta forma o PS sinalizou a aposta na ferrovia na atual legislatura, aposta que terá continuidade na que se inicia em a partir de 6 de Outubro. Pedro Nuno Santos, atual Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, referiu-se aos distintos problemas acumulados que a ferrovia portuguesa ainda enfrenta. Falando especificamente na Linha do Vouga, referiu que modernizar e qualificar “é um dos grandes objetivos” de um futuro Governo socialista, lembrando que esta é uma medida que faz parte integrante do programa nacional de investimentos, PNI2030” que o PS apresentou aos portugueses. Acrescentou que o país “não pode deixar esta linha para trás, porque é fundamental para a ligação dos concelhos de Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Espinho à linha do Norte e à área metropolitana do Porto”. Fez questão de, ainda, salientar que, ao contrário da “velha ordem” que considerava o transporte ferroviário como sendo o “transporte do passado”, os socialistas consideram-no o “transporte do futuro” e uma “das principais apostas do Governo do PS”.

António Costa, Secretário-geral do PS, defendeu, igualmente em Oliveira de Azeméis,  que investir na modernização e na expansão da ferrovia tem de ser uma das medidas prioritárias da próxima legislatura, garantindo que a concretização deste objetivo perfaz um dos “grandes desafios” que o país tem de enfrentar de imediato. O líder do PS aproveitou para, na semana em que as questões do ambiente assumem uma relevância maior com o debate em Nova Iorque na Cimeira da Ação Climática, convocada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, relembrar que Portugal está comprometido a reduzir em 40% as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, defendendo que o investimento na ferrovia constitui uma das mais importantes medidas para se poder atingir este desiderato. Segundo o Secretário-geral do PS e Primeiro-ministro, a importância do investimento e do desenvolvimento da ferrovia assume nos dias de hoje um caráter decisivo não só para os portugueses, “mas para toda a humanidade”, garantindo tratar-se de um objetivo que está sustentadamente relacionado com o combate às alterações climáticas, lembrando que Portugal “foi o primeiro país do mundo” a fixar objetivos de neutralidade carbónica em 2050, tendo na altura estabelecido um roteiro onde se propõe “antecipar para 2030 as metas mais exigentes”. Concluiu que as “metas ambiciosas” em matéria de modernização do setor dos transportes públicos que o PS apresentou aos portugueses são mesmo para avançar, sob pena de Portugal, como referiu, não conseguir cumprir com o que se comprometeu, recordando a este propósito o programa ferrovia 2020, o plano nacional da indústria ferroviária, a modernização das grandes redes de metro de Lisboa e do Porto, a renovação do material circulante e o aumento da oferta de transporte fluvial, tudo, como salientou, objetivos “cruciais para alcançar as metas” anunciadas.

9/24/2019
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