NOTÍCIAS
 | Socialistas de Aveiro ao lado dos trabalhadores
O Secretariado da Federação de Aveiro do Partido Socialista promoveu recentemente o primeiro encontro do Departamento Federativo do Trabalho e Inclusão Multicultural com o objetivo de analisar a proposta de reforma da Lei Laboral apresentada pelo atual Governo. A sessão de trabalho, dinamizada pelos membros do Departamento, com a coordenação de Eduardo Conde, dirigente do PS que desempenha atualmente as funções de Presidente da UGT/Aveiro, e de Ana Paula Bernardo, Deputada do PS, membro da Comissão Parlamentar de Trabalho, Segurança Social e Inclusão.
Os militantes do PS ligados ao mundo do trabalho que participaram nesta sessão foram consensuais em considerar que a proposta do Governo agrava o desequilíbrio de poder existente entre empregadores e trabalhadores, com inegáveis benefícios para os patrões. Os socialistas aveirenses estão convictos de que esta agenda liberal representa um ajuste de contas com a Agenda do Trabalho Digno, concretizada pelos governos do PS, colocando o Governo como parceiro negocial do patronato, ao invés de mediador entre as partes.
Os socialistas de Aveiro compreendem e estão ao lados dos trabalhadores que apoiam, portanto, os propósitos da Greve Geral convocada para o próximo dia 11 de dezembro, dado que as medidas propostas representam uma perda de direitos para os trabalhadores, através da precarização, pela flexibilização das regras sobre os contratos a prazo; da perda de segurança laboral, com normas que facilitam os despedimentos; do enfraquecimento da ação coletiva, com criação de dificuldades à ação sindical e à negociação coletiva; do prejuízo da conciliação do trabalho com a vida familiar, com recuos na legislação nesta matéria.
A Federação de Aveiro do PS está empenhada em acompanhar a realidade do distrito, com forte ligação aos diversos setores da sociedade, no sentido de robustecer o seu diagnóstico e as propostas que pretenda apresentar nos diversos contextos. Nesse sentido, procede à criação de departamentos federativos temáticos que estudam os problemas, garantem propostas e acompanham o pulsar de todas as dinâmicas dos militantes e das atividades do Distrito. Está também agendada um encontro do Departamento Federativo de Saúde e Prevenção, para o próximo dia 3 de dezembro, com o objetivo de analisar a situação no setor.
12/9/2025
|
|
| Voltar |
|
 |

|