Facebook - PS Aveiro YOUTUBE - PS Aveiro

PESQUISA
 


 NOTÍCIAS



Conheça os candidatos do PS às eleições legislativas por Aveiro





1 - Pedro Nuno Santos, 38 anos, economista, deputado à Assembleia da República, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar e atual Presidente da Federação de Aveiro do PS. Foi Secretário-Geral da JS entre 2004 e 2008. Foi responsável como vice-presidente do GP/PS, pela Comissão de Economia e pela Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso BES, na última legislatura. Antes de ocupar as funções de deputado exerceu como economista num grupo empresarial ligado ao setor do calçado.




2 - Fernando Rocha Andrade, 44 anos, docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, aguarda a discussão da sua tese de Doutoramento em Direito, na especialidade de Ciências Jurídico- Económicas pela mesma Faculdade. Foi Deputado à Assembleia Municipal de Aveiro entre 1993 e 1995, Subsecretário de Estado da Administração Interna entre 2005 e 2008. Integrou o grupo que elaborou, a pedido do Secretário Geral do PS, o Cenário Macroeconómico “Uma década para Portugal”. Integra o Secretariado Nacional do Partido Socialista.



3 - Rosa Maria Albernaz, 67 anos, Professora, concluiu o curso do magistério do 2º ciclo e é Licenciada em História. Actualmente, Deputada à Assembleia da República, integra a Mesa da AR. É representante do parlamento no Parlamento Mundial (União Inter-parlamentar) e representante dessa organização nas Nações Unidas, tendo sido indicada como mediadora para o conflito entre Chipre e Turquia. Condecorada pelo Presidente da República da Letónia como Cavaleira e Grão-Cruz da Ordem das Três Estrelas de Ouro, e agraciada como Filha de Famegusta de Chipre. Desempenhou diversas funções enquanto dirigente do Partido Socialista e foi Presidente do Departamento Federativo de Aveiro das Mulheres Socialistas.



4 - Filipe Neto Brandão, 46 anos, Jurista, Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (ciências jurídico económicas) e Pós-graduado em Direito da Comunicação pelo Instituto Jurídico da Comunicação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É, presentemente, deputado à Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Aveiro, e Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. É Membro da Comissão para a Fiscalização do Segredo de Estado. Foi Governador Civil do Distrito de Aveiro entre 2005 e 2009. Foi Vogal do Conselho de Administração da “APA - Administração do Porto de Aveiro, SA” entre 2000 e 2001. É Membro da Assembleia Municipal de Aveiro e Membro da Comissão Política Nacional do PS.



5 - Porfírio Silva, 53 anos, doutorado em Filosofia das Ciências, é colaborador do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e do Instituto de Sistemas e Robótica (Instituto Superior Técnico), onde desenvolve investigação sobre as sociedades artificiais e o papel social dos robôs. Foi professor e Diretor Pedagógico da Escola Profissional Gustave Eiffel, Coordenador Nacional do Programa Comunitário Leonardo Da Vinci e Conselheiro para os Assuntos Sociais e Emprego na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia. É Secretário Nacional do Partido Socialista.



6 - Carla Tavares, 37 anos, Advogada desde Abril de 2004, é Deputada à Assembleia Municipal de Águeda desde 2005, desempenhando o cargo de 1ª secretária da Mesa, desde 2013. Foi membro da Assembleia da GAMA - Grande Área Metropolitana de Aveiro. Actualmente, integra a Assembleia Intermunicipal da Região de Aveiro desde 2013. É Presidente do Departamento Federativo de Aveiro das Mulheres Socialistas.



7 - António Cardoso, 61 anos, Engenheiro Mecânico, Mestre pela Universidade de Aveiro. Actualmente, Deputado à Assembleia da República, foi também Vereador da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e Deputado à Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira. Enquanto dirigente associativo, foi co-fundador da Associação de Solidariedade Social Padre Osório – Pigeiros e do Futebol Clube de Pigeiros. Profissionalmente, tendo sido Professor do Ensino Secundário, dirigiu o Agrupamento de Escolas de Lourosa.



8 - Inês Lamego, 28 anos, natural de Oliveira de Azeméis. Após concluir a licenciatura em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Porto, iniciou actividade de investigação na Universidade de Aveiro em 2009. Foi por esta Universidade que se Doutorou em Química, em 2015, na temática da resposta metabólica de células cancerígenas a agentes de quimioterapia. Foi candidata a Presidente da Junta de Freguesia de Madaíl nas eleições autárquicas de 2009, tendo desempenhado, nesse mandato, as funções de membro daquela Assembleia de Freguesia. Foi Coordenadora da Juventude Socialista de Oliveira de Azeméis.



9 - Vítor Ferreira, 53 anos, professor do ensino secundário, vereador na Câmara Municipal de Ovar e vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol. No último mandato autárquico exerceu funções de vice-presidente na Câmara Municipal de Ovar, e já foi membro da Assembleia Municipal de Ovar.



10 - Paulo Tomaz, 28 anos, é natural do concelho de Águeda, onde é membro da Assembleia Municipal. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e Mestre pela Universidade Católica Portuguesa, exerce a profissão de Advogado. É Presidente da Federação Distrital de Aveiro e Secretário Nacional da Juventude Socialista, e seu representante na Comissão Nacional do PS.



11 - Ana Sofia Pinho, 29 anos, natural de Oliveira de Azeméis, Advogada. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Março de 2011. Mestre em Direito, na área de juridico-forense, pela mesma faculdade. É deputada da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis no presente mandato autárquico, Coordenadora da Juventude Socialista de Oliveira de Azeméis desde 2013, e dirigente distrital e nacional da Juventude Socialista. 



12 - Sérgio Lopes, 28 anos, assistente administrativo, estuda Línguas e Relações Empresariais na Universidade de Aveiro. É, actualmente, Presidente do Partido Socialista de Ílhavo, membro da Assembleia Municipal de Ílhavo e da Assembleia Intermunicipal da Região de Aveiro. Foi Coordenador da Juventude Socialista de Ílhavo, entre 2011 e 2013, e um dos fundadores do Núcleo de Estudantes Socialistas da Universidade de Aveiro, tendo sido o seu Coordenador entre 2010 e 2011. Integrou a Direcção da Associação Académica da Universidade de Aveiro, tendo tutelado pelouros relacionados com a política educativa, e foi Presidente da Assembleia-Geral de Alunos daquela associação.



13 - Manuel Mendes, 31 anos, natural e residente em Castelo de Paiva. Formado em Economia pela Universidade Portucalense, pós-graduado em Economia, Mercados e Políticas Públicas pela Universidade do Minho e Mestrando em Finanças e Fiscalidade pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Actualmente, é docente no Agrupamento de Escolas de Arouca. Foi Coordenador da Juventude Socialista Castelo de Paiva, e, actualmente, dirigente distrital do Partido Socialista. Várias vezes fez parte das listas autárquicas, encabeçando a candidatura à freguesia de Santa Maria de Sardoura.



14 - Ana Patrícia Ferreira, 28 anos, natural de Sever do Vouga, Licenciada em Comunicação e Relações Públicas, pelo Instituto Politécnico da Guarda. Desempenha, desde 2010, funções no Gabinete de Comunicação do Centro Hospitalar do Baixo Vouga. Actualmente, é Deputada à Assembleia Municipal de Sever do Vouga, sendo, também, vice-presidente da bancada do Grupo Municipal do Partido Socialista. É secretária da mesa da Comissão Política da Federação de Aveiro e já pertenceu ao Secretariado da Federação de Aveiro.

 
15 - Francisco Ferreira, 26 anos, natural de Arouca, estudante de Direito da Universidade de Coimbra. Actualmente, é Presidente do Partido Socialista de Arouca. Foi Coordenador da Juventude Socialista de Arouca e Secretário Nacional da JS. Desempenhou também as funções de Presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Arouca e Representante dos Alunos daquela escola no Conselho Pedagógico.

 
16 - Hugo Oliveira, 33 anos, natural de Avanca, Estarreja. Trabalhador da Renault Cacia, frequentou a licenciatura de Administração Pública da Universidade de Aveiro.

 
SUPLENTES:


 
1 - Ana Maria Vasconcelos, 65 anos, Advogada em Vagos, Independente. Foi Presidente da Assembleia Municipal de Vagos e candidata a Presidente da Câmara Municipal de Vagos.
Nas Eleições Autárquicas de 2013, integrou, em segundo lugar, a lista de candidatos do Partido Socialista à Câmara Municipal de Vagos. 

 
2 - Nuno Portovedo, 41 anos, natural de Amoreira da Gândara, Anadia. Profissional de Seguros. É o actual Presidente do Partido Socialista de Anadia. Foi membro da Assembleia de Freguesia de Amoreira da Gândara entre 1993 e 2009. Candidato nas listas do Partido Socialista à Câmara Municipal de Anadia em 2009 e 2013. Um dos fundadores e ainda dirigente da AMIGA – Associação dos Amigos de Amoreira da Gândara, Presidente da ACRA – Associação Cultural e Recreativa de Amoreira da Gândara, dirigente da ADA – Associação Desportiva e Amoreirense.


 
3 - Armando Humberto Pinto, 44 anos, natural de Oliveira do Bairro, doutorado em Engenharia Eletrotécnica, é docente da Universidade de Aveiro desde 1997. É ainda investigador do Instituto de Telecomunicações, onde lidera um grupo de investigação na área das comunicações óticas. Tem liderado diversos projetos de investigação e desenvolvimento em colaboração com a indústria, e tem publicado trabalhos nas mais reputadas revistas internacionais. É membro da Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro desde 2006. 

 
4 - Ana Maria Silva, 54 anos, Assistente Técnica, é de Vale de Cambra. Exerceu funções de Coordenação Técnica no Agrupamento de Escolas de Dairas, é dirigente distrital do Partido Socialista, e integrou os órgãos locais de Vale de Cambra e a Comissão Nacional do Partido Socialista.

 
5 - Daniel Gomes, 28 anos, natural de Santa Maria de Lamas, em Santa Maria da Feira. Economista, Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Fernando Pessoa. É membro da Assembleia de Freguesia de Santa Maria de Lamas e da Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, e integra o Concelho Municipal de Juventude daquele concelho. Actualmente, é Secretário Federativo da Juventude Socialista do distrito de Aveiro.


MANDATÁRIO:



Artur Neves
, Engenheiro Técnico Civil, 53 anos, natural da freguesia de Alvarenga, concelho de Arouca, foi professor do ensino secundário nos dois primeiros anos da sua vida profissional, Técnico Superior da Brisa-Auto Estradas de Portugal, SA, Diretor de Construção da Auto Estradas do Atlântico, SA e ainda Gestor de Contratos do Grupo João Cerejos dos Santos, SA nos dezoito anos anteriores à sua entrada na política a tempo inteiro, que ocorreu em 2005 quando foi eleito pela primeira vez Presidente da Câmara Municipal de Arouca, cujo cargo ainda exerce já em 3º mandato, e que se segue ao cargo de Presidente da Junta de Freguesia de Alvarenga exercido entre 1993 e 2001.


9/7/2015
Voltar



Newsletter
Utilizador
Palavre-passe
ENTRAR  
FAZER NOVO REGISTO
RECUPERAR PALAVRA-PASSE
 
 
SITES OFICIAIS
PARTIDO SOCIALISTA | MULHERES SOCIALISTAS | FEDERAÇÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA
Federação de Aveiro do Partido Socialista | Todos os direitos reservados Desenvolvido por: