Facebook - PS Aveiro YOUTUBE - PS Aveiro

PESQUISA
 


 NOTÍCIAS



PS/Aveiro preocupado com Arte Xávega

Na sequência das preocupantes notícias, vindas a público, relativas à pesca artesanal da costa do distrito de Aveiro (Espinho, Ovar, Murtosa, Ílhavo e Vagos) conhecida de todos por “Arte Xávega”. Notícias, essas, que nos dão conta de vários incidentes com as “companhas” de pescadores e as autoridades de fiscalização, a Federação Distrital de Aveiro e os Deputados eleitos pelo círculo de Aveiro, mostram-se muito apreensivos com a situação presente.

Nesse sentido e após o alerta por parte dos pescadores, bem como dos municípios, os Deputados do PS eleitos pelos círculos eleitorais de Aveiro, Coimbra e Leiria (distritos onde se pratica a arte Xávega) endereçaram já ao Governo uma pergunta à Sra. Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e ao Sr. Ministro da Administração Interno, no sentido de obter respostas e explicações.
 
Fruto dessa preocupação, já manifestada na pergunta endereçada ao Governo, e na sequência do apelo efetuado pela Câmara Municipal de Mira, realizou-se no passado dia 23 de Julho uma reunião que juntou todas as “companhas” de Arte Xávega, os municípios onde ela se realiza e para onde foram convidados todos os Grupos Parlamentares na Assembleia da República, e na qual o PS fez-se representar pelos Deputados na AR João Paulo Pedrosa (Leiria), Rui Duarte (Coimbra) e Rosa Maria Albernaz (Aveiro) que se solidarizaram com os pescadores.
 
Nessa reunião em que os pescadores e vários autarcas realçaram o empenho desde 1996 da Deputada Rosa Albernaz na resolução problemas da “Arte Xávega” cuja pesca tem especifidades muito próprias.
 
O PS/Aveiro estranha e lamenta a ausência e o silêncio até ao momento da Câmara Municipal de Ílhavo e em especial o seu Presidente, Eng. Ribau Esteves, que é o responsável na Associação Nacional de Municípios com Actividade Piscatória e Portos.
 


7/25/2012
Voltar



Newsletter
Utilizador
Palavre-passe
ENTRAR  
FAZER NOVO REGISTO
RECUPERAR PALAVRA-PASSE
 
 
SITES OFICIAIS
PARTIDO SOCIALISTA | MULHERES SOCIALISTAS | FEDERAÇÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA
Federação de Aveiro do Partido Socialista | Todos os direitos reservados Desenvolvido por: